Médicos de diferentes especialidades, geralmente, enfrentam um problema comum em seus consultórios e ele está relacionado ao não comparecimento às consultas de retorno.

Além de ser prejudicial ao próprio paciente, esse hábito atrapalha a consulta de outras pessoas, que poderiam ser atendidas no horário vago e acarreta prejuízos financeiros em razão do tempo ocioso dos profissionais de saúde. Se isso também acontece em seu consultório, acompanhe esse artigo e veja algumas dicas para solucionar esse problema:

Principais motivos de falta às consultas de retorno

Existem dois grupos de paciente que não comparecem as consultas de retorno: aqueles que agendam a consulta e faltam e aqueles que simplesmente não retornam.

No caso do segundo grupo, muitas vezes isso acontece porque o paciente não sabe da importância de apresentar o resultado dos exames realizados e concluir o tratamento. Dessa forma, ao ter uma melhora nos sintomas, ele imagina que o retorno não é necessário. Diante disso, é essencial que o médico tenha uma comunicação eficiente para informá-lo sobre a importância do acompanhamento.

Outro motivo pode ser devido à experiência negativo durante o atendimento. Fatores como dificuldade no agendamento, falha ou desorganização da equipe e atrasos na consulta, por exemplo, fazem com que os pacientes não retornem, nesses casos será necessário avaliar os procedimentos de sua clínica e realizar melhorias.

Já no caso dos pacientes que marcam a consulta e não comparecem o problema pode ocorrer devido à rotina corrida que faz com eles se esqueçam do compromisso ou ainda imprevisto com o trabalho, trânsito, família, etc.

Como minimizar o problema

As faltas às consultas de retorno sempre ocorrerão, mas há algumas formas de minimizar isso para concluir o atendimento aos pacientes, evitar o tempo ocioso dos médicos e o prejuízo financeiro da clínica.

Realizar lembretes de consulta é uma estratégia adotada por muitos profissionais da área, isso pode ser feito pelas secretárias em ligações alguns dias antes da data, por e-mail, ou ainda por sistema que enviam SMS aos clientes e contam com resposta gratuita.

Essas práticas são bastante positiva e, normalmente, apresentam resultados eficazes, assim o paciente terá a oportunidade de reagendar a consulta caso não passo comparecer, deixando o horário livre para outro atendimento.

Em alguns casos o retorno à consulta não acontece devido à questões relacionadas ao trânsito, distância do consultório ou ainda incompatibilidade das agendas de médico e paciente. Diante desses fatores, uma alternativa bastante útil é a telemedicina. O monitoramento clínico por teleconferência realizada pela plataforma Doctor Konnect, por exemplo, é uma maneira prática e segura de realizar o acompanhamento no horário que for melhor para ambos, pois o cliente terá acesso aos horários livre do médico para essa consulta, o que facilita a rotina do paciente e evita problemas com deslocamento e dificuldades no agendamento.

De forma resumida, as práticas para minimizar o não comparecimento a pós-consulta são:

  • Informe o paciente sobre a importância do retorno;
  • Melhore o atendimento em sua clínica;
  • Crie lembretes de consultas;
  • Invista em telemedicina e faça as consultas de retorno por videoconferência caso não seja necessário o exame físico e o atendimento médico direto.

A consulta de retorno é importante para o paciente e para o médico. Esperamos que as dicas que listamos acima te ajudem com isso!

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