A medicina segue em constante evolução. Os profissionais e pesquisadores da área buscam ampliar o conhecimento para encontrar soluções mais modernas, novas formas de consultas e opções de tratamentos para as doenças existentes, melhorando a saúde e a qualidade de vidas das pessoas.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja alguns exemplos:

Avanços da telemedicina

Um dos exemplos de avanço na área é a telemedicina que possibilita o atendimento remoto a pessoas em locais de difícil acesso ou o acompanhamento de pacientes de forma online, por exemplo, agregando praticidade e rapidez as atividades médicas.

Os novos softwares e plataformas de telemedicina permitem que consultas e outros procedimentos como exames laboratoriais sejam feitos à distância de forma eficiente, rápida e segura. A telerradiografia e os laudos virtuais são dois exemplos disso, pois ele reduzem significativamente o tempo de espera para o resultado dos exames o que facilita a concretização do tratamento.

Remédio para combater a doença de Huntington

A doença de Huntington é hereditária, degenerativa e rara, ela acontece devido a uma mutação genética que faz com que as células produzam uma proteína tóxica chamada huntingna que altera fundamentos importante do corpo, afeta a qualidade de vida e gera demência e paralisia.

O novo tratamento para conter a evolução da doença teve resultados positivos na primeira fase de testes, conforme anunciado por pesquisadores britânicos no fim de 2017. As informações são que a concentração da proteína causadora da doença diminuiu com a aplicação da substância denominada Ionis-HTTRx.

Novas descobertas sobre o vírus Zika

O vírus assustou a população do país em 2016, quando houve um aumento do número de casos de microcefalia em bebês relacionados a ele.

Ao longo do ano de 2017, os pesquisadores se aprofundaram no assunto. Um estudou mostrou que o vírus ataca as células de defesa, afetando o sistema imunológico de gestantes. Além disso, outras evidências mostram que o pernilongo comum também pode ser transmissor do vírus.

O aprimoramento dos testes para detectar o vírus mais rapidamente e as pesquisas em busca de uma vacina também são destaques dos avanços do último ano. Além disso, recentemente, foi divulgado um estudo de pesquisadores brasileiros indicando que o vírus Zika pode ser uma alternativa para o tratamento do glioblastoma.

Pílula digital aprovada nos EUA

Uma pílula digital rastreável foi aprovada nos EUA. O intuito da tecnologia é informar se o medicamento foi ingerido, ela é indicada para pacientes psiquiátricos que realizam tratamentos para distúrbios mentais como esquizofrenia, depressão e transtorno bipolar.

Um sensor acoplado no medicamento antipsicótico informa o horário, a data da ingestão e outras atividades fisiológicas.

Criação de útero artificial

Pesquisadores conseguiram simular o ambiente de um útero e as funções da placenta em estudos pré-clínicos realizados com cordeiro.

A intenção dos cientistas americanos ao desenvolverem um útero artificial é transformar o tratamento de bebês prematuros e aumentar significativamente as chances de sobrevivência já que com essa simulação do útero eles teriam a oportunidade de desenvolver os pulmões e outros órgãos. Mais informações sobre o estudo podem ser vistas na publicação científica Nature.

Teste de urina que prevê idade biológica do corpo

Recentemente, pesquisadores na China divulgaram um estudo sobre o desenvolvimento de um teste de urina capaz de identificar a idade biológica do organismo.

Com o teste, os pesquisadores conseguiram identificar uma substância conhecida por 8-oxoGsn que indica a velocidade do envelhecimento, independentemente da idade cronológica.

Além de medir o envelhecimento, a intenção dos cientistas com o teste é que ele ajude a prever o risco de uma pessoa desenvolver doenças relacionadas com a idade e também para contribuir com tratamentos que retardem esse processo no futuro.

Os estudos e aprimoramento da medicina seguem em constante evolução e é importante conhecer as pesquisas, tratamentos e novas técnicas que poderão ser aplicadas no futuro.

Qual sua opinião sobre o assunto? Conte pra gente!

© Todos os direitos reservados - Doctor Konnect

Desenvolvimento:    Kernel Solutions