A tecnologia dos aplicativos e o uso dos celulares têm beneficiado, e muito, a vida das pessoas e isso também pode ser percebido na rotina médica.

Além da função principal do aparelho, de se comunicar por meio de ligações e mensagem, ele também contribui para a organização de compromissos, assuntos financeiros da clínica ou consultório, troca de conhecimento, entre outras funções. Quer entender quando o uso do smartphone é positivo? Continue a leitura e saiba mais!

Comunicação e atendimento a pacientes

A facilidade da comunicação com pacientes pelo celular é vantajosa para a rotina médica, pois assim você pode enviar lembrete ou fazer a confirmação de uma consulta mais rapidamente e de diferentes formas: por contato telefônico, por SMS, por aplicativos de mensagem ou ainda por email, já que muitas pessoas têm acesso a ele pelo smartphone.

O aparelho também possibilita que a pós-consulta seja feita de forma virtual, com um celular ou tablet com acesso à internet e câmera de vídeo é possível esclarecer as dúvidas do paciente e finalizar o tratamento que foi iniciado no consultório. Nós sabemos que muitas pessoas não retornam à consulta com a melhora dos sintomas, não é mesmo? E a consulta online pode ser uma forma de fazer isso, além de otimizar a agenda para o atendimento a outros pacientes.

Controle financeiro do consultório ou clínica médica

Os aplicativos também são positivos para fazer a gestão do consultório e para resolver questões de pagamento com as tecnologias bancárias.

Hoje em dia há softwares específicos para gestão de clínicas e consultórios médico e, em alguns casos, é possível acessá-lo pelo celular, assim você tem um controle mais preciso das entradas, saídas, pagamento de impostos, entre outras situações e pode consultá-los de qualquer lugar. Dessa forma, se você estiver em um congresso fora da cidade, por exemplo, e precisar de alguma informação administrativa, poderá conferir isso mais rapidamente.

Troca de informação com colegas de profissão

Quem precisa discutir um caso clínico com colegas de outras especialidades também consegue fazer isso de forma facilitada com as novas tecnologias de comunicação. Você pode, por exemplo, utilizar os aplicativos de mensagem para enviar dados ou esclarecer dúvidas com profissionais médicos, contanto que o sigilo seja mantido e as informações não circulem em outros canais ou grupos.

Outra tecnologia eficiente para a troca de informações são os aplicativos voltados para médicos, como o Figure1 e o MedScape, que permitem o compartilhamento de conhecimento e experiências com outros profissionais da área ao redor do mundo.

A tecnologia já faz parte da vida das pessoas e conta com inúmeros recursos que são extremamente benéficos em diferentes situações, porém, é preciso saber como fazer isso para aproveitá-los de forma eficiente. Esperamos que o artigo tenha esclarecido um pouco o assunto e mostrado como a tecnologia pode ser útil para a rotina médica.

Gostou do texto? Quer receber outros conteúdos e ficar informado sobre novas formas de atendimento médico? Então, curta nossa página no Facebook e acompanhe as próximas publicações!

CategoryDicas, Telemedicina

© Todos os direitos reservados - Doctor Konnect

Desenvolvimento:    Kernel Solutions