Manter uma boa comunicação entre médico e paciente é algo essencial, tal fato evita erros e transtornos, estabelece uma relação de confiança e melhora o atendimento dos clientes de forma geral.

Sendo assim, fica claro que esse fator é extremamente importante e merece a devida atenção. No entanto, muitos profissionais encontram dificuldades nessa missão, por isso, neste texto vamos mostrar algumas práticas que poderão ser aplicadas em seu dia a dia para aprimorar a comunicação no trabalho. Acompanhe!

Escute seus pacientes

Oferecer atendimento humanizado e personalizado faz com que a experiência do paciente seja positiva, independentemente dos problemas de saúde que ele esteja enfrentando. É essencial escutar o que ele tem a dizer e explicar os procedimentos de forma simples, esclarecendo as dúvidas que ele tiver. Ser empático e se colocar no lugar do outro para entender o que ele precisa também torna a comunicação mais assertiva.

O hábito de escutar os pacientes não deve ser feito apenas da porta do consultório para dentro, é fundamental ouvir a opinião deles para melhorar os processos de sua clínica, portanto, esteja aberto aos feedbacks e ofereça canais para que eles possam deixar reclamações, elogios ou sugestões sobre o atendimento dos funcionários, infraestrutura do espaço, entre outros itens. Isso pode ser feito por meio de caixas de sugestões na recepção, formulários por e-mail, site, etc.

Analise a forma de comunicação de sua equipe

A equipe também deve ser envolvida no processo de comunicação com os pacientes, afinal, geralmente, são eles que fazem o primeiro contato com o público, seja no agendamento de consultas ou na recepção.

Sendo assim, é importante que eles sejam instruídos sobre as melhores práticas de atendimento e os procedimentos do consultório, tornando as tarefas mais eficientes.

Melhore a comunicação entre médico e paciente com o uso da tecnologia

A tecnologia pode te ajudar a otimizar o tempo de médicos, funcionários e clientes e ser extremamente útil na melhoria da comunicação com seus pacientes.

A telemedicina, por exemplo, permite que você atenda o paciente e esclareça as dúvidas dele no horário que for melhor para ambos de forma prática e segura. Essa ferramenta é bastante útil, pois evita as faltas, que são comuns nos retornos às consultas, devido à dificuldade de horário ou com deslocamento. Dessa forma, ele poderá desfrutar de um atendimento completo e concluir o tratamento com o devido acompanhamento médico.

Melhorar a comunicação entre médico e paciente tem sido um desafio para muitos profissionais, mas hoje em dia com as novas tecnologias isso pode ser simplificado e se tornar ainda mais eficiente. Dessa forma será possível estabelecer relações de confiança, garantir que os pacientes tenham uma boa experiência no local, que retornem e que indiquem para amigos e familiares.

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