Hoje em dia, muitas pessoas não retornam às consultas para dar continuidade ao tratamento, e fortalecer o relacionamento entre médico e paciente é uma das dificuldades encontradas por alguns profissionais da área. Sendo assim, independentemente de sua especialidade, é importante investir em estratégias para melhorar a relação com seus pacientes.

Nesse sentido, a tecnologia é uma grande aliada, já que ela facilita a comunicação com os pacientes e pode ser utilizada de diferentes formas. Quer saber com fazer isso? Continue a leitura e veja nossas dicas!

Invista em ferramentas para facilitar o atendimento

Um passo importante para melhorar o relacionamento com seus pacientes é investir em ferramentas que tornem o atendimento mais rápido e eficaz, pois isso será extremamente relevante para a experiência dele no consultório e pode contribuir para que ele retorne.

Mesmo contando com secretárias eficientes, o alinhamento entre a agenda do médico e a melhor data para o paciente pode ser um processo demorado. Dessa forma, os softwares para agendamento de consulta de forma online facilitam a rotina de quem precisa marcar um encontro com o médico.

Esses programas são positivos, pois permitem que o paciente analise a agenda do médico, as datas e horários disponíveis e defina o período que for melhor para ele, sem precisar ficar muito tempo no telefone para fazer isso.

Utilize a tecnologia para se comunicar com seus pacientes

A  tecnologia pode ser positiva para o consultório de diferentes formas e uma delas está relacionada a comunicação com os pacientes. A internet e os dispositivos móveis são ferramentas poderosas para a comunicação nos dias atuais e eles também podem ser aplicados em sua rotina profissional.

A telemedicina e as plataformas para pós-consulta online, por exemplo, permitem que você faça o acompanhamento com seus pacientes na data e horário que for melhor para ambos, isso melhora o relacionamento entre vocês e evita que o paciente não compareça à consulta ou não finalize o tratamento devido à falta de tempo, distância, dificuldade de locomoção, entre outras questões.

As ferramentas de comunicação online não são úteis apenas para a pós-consulta, elas também permitem que você estreite o relacionamento com seus pacientes. As redes sociais são exemplos disso, por lá é possível compartilhar dicas e divulgar informações relevantes sobre saúde, atendimento do consultório, entre outros assuntos.

O e-mail também é bastante positivo para a comunicação e relacionamento com os pacientes, você pode utilizá-lo para parabenizar os aniversários ou em datas festivas como natal e ano novo ou ainda para relembrar horário de consulta, instruções de como chegar ao consultório, procedimentos de exames ou pós-operatório, etc.

Se a quantidade de pacientes for grande, uma alternativa é investir na automação de e-mails, assim o conteúdo é preparado previamente, agendado para a data escolhida e o disparo é feito de forma automática.

Melhorar o relacionamento entre médico e paciente é uma preocupação de muitos profissionais e isso acontece tanto em consultórios individuais, quanto em clínicas grandes. Há diversas formas de fazer isso e nesse texto te mostramos alguns exemplos, contudo, para ter um resultado positivo é preciso fazer um planejamento e estabelecer ações de forma constante.

Na sua opinião, qual a melhor forma de melhorar o relacionamento com os pacientes? Deixe sua resposta em nossa página no Facebook!

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